Pages

segunda-feira, maio 10, 2010


Cafeína na gravidez! Alimentos e proporções!

1
Estudos em humanos demonstram que imediatamente após a ingestão de 200 mg de cafeína, o fluxo sanguíneo placentário é reduzido em 25%. Além disso, o principal mecanismo de metabolismo da cafeína (Citocromo P450 1A2) é ausente tanto na placenta como no feto.

Alguns estudos demonstraram que o excesso de café também pode reduzir a fertilidade feminina e na gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo e de gerar recém-nascidos de baixo peso, especialmente em doses maiores que 200mg/dia. Um estudo publicado no British Medical Journal sugere que ao invés de maneirar no café durante a gravidez, o melhor é evitá-lo.

Quase três mil mulheres com gravidez de baixo risco foram acompanhadas com rígida monitorização do consumo de cafeína, álcool e cigarro, além de terem sido avaliadas quanto ao perfil individual de rapidez no metabolismo da cafeína. Confirmou-se a associação entre o consumo de cafeína na gravidez e menor peso dos recém-nascidos, e quanto maior a dose diária de cafeína, maior o efeito.

Importante: não houve dose baixa de cafeína que pudesse ser considerada segura no sentido de não ter influência no peso dos bebês. Além disso, o impacto do consumo de cafeína sobre o peso dos bebês foi semelhante ao da ingestão de álcool no grupo estudado.

Não custa lembrar que a cafeína não está só no café e em refrigerantes de cola. Sua principal fonte de consumo entre essas mulheres estudadas foi o chá (60%), enquanto só 14% era por consumo de café. Tanto nos EUA como na Inglaterra, as agências federais de saúde recomendam que na gravidez não se deva usar mais que 300 mg de cafeína por dia. Esse novo estudo certamente mudará a atual recomendação para que se evite cafeína de qualquer origem durante a gravidez.
Para as mulheres que estão querendo engravidar, é bom que o consumo também seja reduzido.


Escrito por Dr. Ricardo Teixeira
Seg, 03 de Maio de 2010 14:13
http://www.idmed.com.br/Gravidez/Gestantes/evite-a-cafeina-no-periodo-da-gestacao.html


Aqui vai uma tabelinha!!! ^^

A quantidade de cafeína em chás e cafés pode variar bastante, dependendo da maneira como são feitos, mais fortes ou fracos.
Veja a lista abaixo para ter uma idéia da proporção de cafeína em algumas bebidas e alimentos:
• 1 xícara (50 ml) de cafezinho coado = 25 mg a 50 mg
• 1 xícara (50 ml) de cafezinho expresso = 50 mg a 80 mg
• 1 xícara (80 ml) de café instantâneo = 60 mg a 70 mg
• 1 xícara (80 ml) de capuccino = 80 mg a 100 mg
• 1 xícara (180 ml) de chá coado = 30 mg a 100 mg
• 1 lata de refrigerante à base de cola = 30 mg a 60 mg
• 1 barra de 60 g de chocolate ao leite = até 50 mg

Equipe editorial do BabyCenter
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/e-seguro/cafeina/

Um comentário:

Um presente para nós dois disse...

Iiiiiiiii, adorei o post, desde já parei com o café e chá, já não tomo refrigerante mesmo...rsrsrs
Bjs

Postar um comentário

Ebaaaaa!!! Vai comentar!!!!! Adorooo^^